Cervejas Artesanais na Patagônia

11 minutos para ler

A Patagônia é um dos centros de cervejas artesanais da América do Sul, um fato praticamente desconhecido para nós antes de nossa visita.

Era muito comum encontrar um bar com uma micro-cervejaria fornecendo 2-5 variedades de cerveja exclusivamente para sua clientela. Isso significava que a única maneira de experimentar a maior parte da cerveja oferecida era ir a cada bar, algo que não nos importávamos.

Cervejas Artesanais na Patagônia Argentina

Os tipos de cerveja mais populares pareciam ser IPAs e Stouts, amantes de lúpulo contra aficionados de malte, se quiserem. Depois desses dois, Pale Ales, Pilseners e Honey Beers também eram muito comuns, então há muitas opções para escolher para todos os paladares.

El Calafate

Este foi o nosso primeiro gosto da cena de cervejas artesanais na Patagônia, e nós não ficaríamos desapontados. A rua principal de El Calafate é dominada por lojas de chocolate e de turistas que vendem conservas, como a de Calafate (Berry), que recebeu o nome da cidade.

Em cada ponta há uma cervecería, embora não tenhamos chegado à segunda Cervezería Artenesal Chopen ao nos apaixonarmos pela primeira – a La Zorra Taproom. La Zorra, que significa “A Raposa” em espanhol, tinha uma infinidade de cervejas e um excelente cardápio de comida acessível. A Honey Beer provaria ser a favorita de Jacinta de um estilo bastante comum em toda a Patagônia, e provavelmente o sabor de mel mais proeminente que já experimentei em uma cerveja.

Eles também ofereceram uma versão decente do Happy Hour, embora, ao contrário de seus competidores, o La Zorra tenha “apenas” uma hora de duração. Happy Hour logo se tornaria nossa melhor amiga para beber cerveja artesanal em um orçamento de mochileiros.

Wi-Fi grátis, comida barata, um bom ambiente e um cardápio de cervejas artesanais generoso fez para uma proposta atraente, assim não era nenhuma surpresa que nós visitamos várias vezes.
La Zorra é também uma das poucas micro-cervejarias que encontramos com alguma distribuição fora do seu próprio bar, com a sua aparição em El Chalten e alguns outros lugares na nossa jornada.
Não perca se você estiver em Calafate!

El Chalten

Conhecida como a capital de trekking da Argentina, El Chalten também possui uma seleção apres-montaña muito decente. Não havia nada melhor do que terminar um grande dia com uma boa cerveja, especialmente quando se trata de preços no Happy Hour.

Começamos nossa experiência com a microcervejaria La Cervecería, e talvez nossas expectativas fossem um pouco altas. Eles só tinham duas cervejas no cardápio, um Bock e um Pilsner.

Ele foi criado como uma pequena cabana alemã, acolhedor e confortável, e enquanto eu gostei do ambiente ea deliciosa empanada picante de carne de bovino que foram amostrados, as cervejas eram bons sem ser ótimo.

Com apenas duas cervejas disponíveis não havia muito para nos manter lá, então foi uma visita agradável, mas curta.

O próximo foi Beer & Burger, já que nossas outras escolhas não estavam abertas o suficiente e eu estava saindo para tomar uma cerveja depois da nossa maravilhosa caminhada pela Loma Del Pliegue Tumbado. Eles só tinham Golden Ale disponível quando visitamos e, embora melhor do que alguns exemplos, sua melhor característica ainda era apenas a de que era fácil beber.

Um grande bônus para os viajantes é que eles tinham wi-fi gratuito que realmente funcionou muito bem, e alguns sunchairs fora da frente, que são presumivelmente para os meses de verão, porque apenas uma alma valente utilizou-los.

Se eles tivessem mais das cervejas anunciadas disponíveis, então eu acho que teríamos passado mais tempo aqui, e talvez, dada a outra metade do homônimo tentar.

O último bar que visitamos definitivamente ganhou o prêmio de melhor vista, com o contorno do Fitz Roy ao fundo. O Fresco Bar tinha uma abordagem moderna e minimalista e uma grande placa da rua principal para dirigir as massas.
Além de algumas horas de abertura flakey, como a abertura às 6:15, quando happy hour é anunciado como 5-7pm, eu gostei bastante Fresco.
Sua IPA foi um dos melhores exemplos que tentamos, e sua Stout era saborosa sem ser muito pesada ou avassaladora. A Nölter foi a única cerveja incomum que experimentamos lá, apesar de ter sido uma das poucas cervejas das quais eu não gostei.
Fresco é uma adição muito nova para a cena de bar em El Chalten, mas imagino que na alta temporada seria bastante ocupado por isso, certifique-se chegar cedo para desfrutar Happy Hour.

Enjoying the view with a few well earned beers after a hike at Fresco Bar

Bariloche

Passamos uma semana fazendo aulas de espanhol em Bariloche, uma cidade de cerca de 150.000 habitantes no norte da Patagônia. Isso nos deu bastante tempo para provar os produtos locais, e com uma forte base de estudantes e turistas, Bariloche certamente tinha muito a oferecer. Cerca de 130 km ao sul de Bariloche fica uma cidade chamada El Bolson, onde os lúpulos em espanhol foram cultivados desde a década de 1890 e continuam a ser produzidos para abastecer a indústria de cervejas artesanais em desenvolvimento.

Nossa primeira parada no itinerário em Bariloche foi um boteco muito popular chamado Manush, tão popular que eles tiveram que abrir uma segunda filial fora da cidade. Afortunadamente nós estávamos lá em abril que está fora das estações de cume de verão (por caminhar) e inverno (por esquiar). Ainda era um local grande e movimentado quando visitamos, apesar de não ter passado muito tempo.

Eles tinham uma grande selecção de cerveja, com pelo menos 8 cervejas diferentes disponíveis na torneira. A Jacinta tentou uma cerveja de mel e uma cerveja de leite, enquanto eu fui para uma Pale Ale e uma Scotch Ale. Todos eram muito bons, com o destaque provavelmente sendo o Pale Ale como estava bastante cheio e apetitoso, diferentemente de muitas das versões de outros cervezerías que pareciam faltar corpo e qualquer tipo de profundidade.

Conhecemos muitas pessoas que voltaram ao Manush repetidamente, e eu posso ver por quê – boa cerveja, uma grande variedade de comida e uma operação bem montada. Manush definitivamente deve ser incluído em qualquer visita a Bariloche, embora note que eles são abertos apenas à noite, como muitos dos pubs de cervejas artesanais.

O próximo lugar para nós era o bar Konna, geograficamente na mesma pequena área de cervejas artesanais, mas uma mudança completa de cenário. Enquanto Manush enchia o nous comercial, Konna sentia-se como um bar de mergulho sujo e tinha alcovas para que os clientes regulares guardassem um copo ou outros pertences.

Apesar de seu ambiente humilde, Konna chutou gols em todos os outros departamentos. Ele conseguiu destronar La Zorra como minha cerveja favorita para a viagem, apenas para depois superar-se em nossa segunda visita. O serviço foi excelente e amigável, os amendoins cortesia super generoso (com recargas) e os preços perto do mais barato que encontramos – 2 litro para 100 pesos.

Nossa primeira degustação incluiu uma Brown Ale sazonal e um Pilsener. O Pilsener foi um pouco padrão de estoque, um esforço sólido, mas nada que escrever. A Brown Ale, por outro lado, estava cheia de sabor e maltes torrados, um dos meus estilos favoritos de cervejas quando feito corretamente, e isso foi feito direito!
Nós gostamos tanto que quando tivemos uma experiência menos do que estelar noutro local no dia seguinte voltamos para experimentar o resto do menu.

A IPA e a APA eram boas cervejas, com um pouco de personalidade, mantendo-se fiel ao estilo da cerveja.
Mas o que realmente me marcou foi o seu porteiro, era mais um estilo Smoked Porter e simplesmente delicioso. Foi tão bem equilibrado e o sabor permaneceu na boca.

Konna Bar seemed to be a local favourite and the small interior quickly filled up in the evenings

Bachmann foi provavelmente o ponto baixo em nossa jornada de degustação de cervejas artesanais.
Isso não quer dizer que não valesse a pena tentar, mas com a competição em torno de um padrão tão alto, Bachmann simplesmente não se destacou por nós.
Havia 10 cervejas diferentes em oferta, nós fomos para a Cerveja de Mel (adivinhe quem) e uma cerveja inglesa de Ambar, nenhum de qual era particularmente notável.
O bar em si não tinha alma, e apenas parecia uma tomada de cerveja comercial alemã modernizada, em vez de um lugar com sua própria identidade.
Talvez Bachmann tenha mais a oferecer, nós estávamos lá para happy hour, então com mais pessoas e atmosfera poderia melhorar.

Bachmann was one of the few craft beer venues open for lunch

Cervezero Blest aparentemente mudou-se bastante recentemente de sua localização original 11 km fora da cidade, para um novo local a 4 km do centro.

Visitamos esse novo local, que também ficava ao lado do local alternativo de Manush. Em termos de aparências, Blest 4km era grande e escorregadio, preparado para servir as hordas de turistas e estudantes sedentos.

Combinando com o local, a lista de cervejas era longa e incluía todos os itens básicos que esperávamos de uma cervejaria artesanal da Patagônia.

Jacinta levou a sua onipresente Honey Beer, enquanto eu escolhi um Bock por um pouco mais de glamour, e não decepcionou.
Blest também estava no processo de construir um novo pub ao lado de Manush no centro durante a nossa estadia, por isso pode haver uma escolha mais fácil de tentar no futuro.

While some said the new venue lost some of the magic of the original, the verandah was still very nice at Blest

Por último, mas não menos importante, tentamos Berlina, que é na verdade uma grande cervejaria argentina com suas raízes em Bariloche.
Tem uma grande localização chamada Taproom perto de Colonia Suiza, a cerca de 25 km da cidade, mas não tivemos tempo de parar por lá, então fomos em uma visita ao bar central na nossa última noite.
Berlina ofereceu um pouco de uma seleção diferente de cerveja, em oposição a apenas as variedades padrão. Nós não éramos muito aventureiros, então fomos para Red Ale de Papo e uma Golden Ale.
Nenhuma das Golden Ales na Patagônia me impressionou, e a versão de Berlina não foi muito diferente.
Ambas as cervejas que nós tentamos lá eram bastante manso, obviamente fabricado para apelar a uma ampla gama de pessoas, mas o serviço foi amigável eo tamanho do bar Berlina Al Paso desmentia a produção de 40.000 litros por mês da cervejaria mãe.

Watching the world go by with a few beers at Berlina Al Paso

Havia um total de 23 cervejarias oficialmente listadas em Bariloche, por isso mal arranhamos a superfície durante a nossa estadia.
Nós também tentamos as cervejas escuras e framboesa de Colonia Suiza, o último que era muito doce para o meu gosto.
Em outros destinos populares, não incluímos a Patagonia Brewery, que deve ter uma vista incrível, Andares com seu moderno restaurante e La Cruz nos subúrbios.

Veredito Final

A cerveja artesanal que degustamos na Patagônia era geralmente muito boa e tinha um preço melhor do que qualquer outro lugar que eu já tinha experimentado, como EUA, Dinamarca, Alemanha, Austrália e México.

Nós não experimentamos muitas cervejas engarrafadas, mas tivemos a oportunidade de provar alguns exemplos chilenos de Otro Mundo (Nut Brown Ale) e Kunstmann (Pilsener). Eu também participei do meu primeiro Amber Lager (da Cerveza Patagonia), e provavelmente será meu último, já que foi oficialmente minha cerveja favorita.

Os destaques da cerveja foram La Zorra em El Calafate e Konna em Bariloche, embora eu tenha certeza de que há muito mais joias por aí.
Nós também visitamos uma microcervejaria na Ilha de Páscoa, mas você pode ler sobre isso mais tarde em nosso post na Ilha de Páscoa.